segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conhece-te a ti mesmo!

Após uma tentativa frustrada de iniciar um blog, deparo-me novamente com essa maravilhosa sensação de poder gritar ao mundo uma boa parte das minhas idéias. Devo confessar que recebi um estímulo inconsciente por parte de alguns amigos( leia-se Thalison e João Gabriel) para estar aqui. Agora, me pergunto incessantemente o que devo postar e é quase impossível não me remeter àquele que foi meu grande inspirador e àquele que é meu eterno companheiro de todas as horas. Falo do grande cantor e compositor Oswaldo Montenegro, em seu poema "Metade". Alguns já devem conhecê-lo, mas, aos que não ainda não tiveram o grande prazer, faço-lhes o favor de apresentar!

Que a força do medo que tenho
não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo em que acredito
não me tape os ouvidos e a boca,
porque metade de mim é o que eu grito
mas a outra metade é silêncio.
Que a música que ouço ao longe
seja linda ainda que tristeza.
Que a mulher que amo seja pra sempre amada
mesmo que distante
porque metade de mim é partida
mas a outra metade é saudade.
Que as palavras que eu falo
não sejam ouvidas como prece e nem repetidas com fervor
apenas respeitadas como a única coisa
que resta a um homem inundado de sentimentos
porque metade de mim é o que ouço
mas a outra metade é o que calo.
Que essa minha vontade de ir embora
se transforme na calma e na paz que eu mereço.
E que essa tensão que me corrói por dentro
seja um dia recompensada
porque metade de mim é o que penso
mas a outra metade é um vulcão.
Que o medo da solidão se afaste
e que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto num doce sorriso
que eu me lembro ter dado na infância
porque metade de mim é a lembrança do que fui
a outra metade não sei.
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
pra me fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais
porque metade de mim é abrigo
mas a outra metade é cansaço.
Que a arte nos aponte uma resposta
mesmo que ela não saiba
e que ninguém a tente complicar
porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
porque metade de mim é platéia
e a outra metade é canção.
E que a minha loucura seja perdoada
porque metade de mim é amor
e a outra metade também. 

Me identifico com este poema e acredito que com muitos isso também acontece. Ele me dá forças, me dá esperança, me dá alegria, me faz lembrar que a beleza das coisas está na simplicidade. Ele me faz ver que muitas vezes  podemos parecer contraditórios, mas que, na realidade, não o somos. Somos seres imensamente complexos, mas a questão é que muitas vezes nem nós mesmos  nos conhecemos profundamente.E a vida é isso, um constante descobrir-se!  

4 comentários:

  1. mt bom oswaldao...notou a intimidade?!haha
    a minha preferida é a 'sem mandamentos', como ele mesmo disse: 'uma musica q nao vaza nenhum pingo de nostalgia'

    'Hoje eu quero que os boêmios gritem bem mais alto'(minha parte na musica! haha) um beijo camila.

    ResponderExcluir
  2. "Nosce te ipsum" (conhece-te a ti mesmo), é um aforismo que poucos dão valor. É engraçado como as pessoas olham para dentro de si mesmas... A maioria vê as "forças contraditórias" e desiste de se conhecer. Perfeitamente apontado que "muitas vezes nem nós mesmos nos conhecemos profundamente".
    As maneiras mais usadas para o autoconhecimento são: o tempo (esta é automâtica), a meditação e... a escrita! Sério! Tal como Emanuel Swedenborg falava, com o passar do tempo, você verá os seus posts antigos, as coisas do que gostava, as coisas que mudaram, e verá que eles giram em torno de certo algo. é bastante significativo que você trate do autoconhecimento em seu primeiro post,(certamente uma ligação com seu gosto por psicologia) pois como já disse, os posts que se sucederão trarão como consequência.
    Muito bom CamMis, você só tem a ganhar...
    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Mas será possivel...a idéia do protótipo de blog DIVAGAR SE VAI LONGE foi minha, 6 das ultimas 5 postagens são minhas...e só o joão que leva os louros?...fikei com ciumes agora...kkkkkkkkk
    tow brincando, ligo pra isso não. escrevo é pra mim, né pros outros não...e por falar nisso...esse "seu" poema é maravilhoso, camila. Mas isso é um poema mesmo ou uma musica? pq eu acho que já ouvi isso...
    parabens, minha tesoureira, gostei do blog. Continue escrevendo aqui que eu continuo escrevendo lá. bjo e boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Retificando...Devo agradecer tb ao excenlentíssimo Diego pelo incentivo, afinal, ele eh um dos grandes postadores do Divagar se vai longe.rsrsrrs Foi um lapso, empolgação de momento,sabe? Aliás, seus posts são mt interessantes! Não sabia do seu viés "escritor". ;p

    ResponderExcluir